No mês em que se comemora o Dia Nacional da Matemática, a instituição que cuida do ensino desta disciplina no Estado foi homenageada pela Assembleia Legislativa (Ales). A Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Espírito Santo (SBEM) foi criada em 1991 e, desde então, trabalha pela formação de uma matemática mais crítica e próxima das pessoas.

Educadora há 44 anos, Maria Auxiliadora Vilela Paiva fez parte do grupo de sonhadores que criou a SBEM capixaba e, em nome dos demais professores da área, agradeceu a homenagem. “É uma honra saber que o nosso trabalho está sendo mostrado e reconhecido no Espírito Santo”, comemorou.

O secretário de Estado de Educação, Klinger Barbosa, prestigiou o evento e parabenizou a Casa pela homenagem. “Este evento é muito oportuno para estes professores que se dedicam em formar os cidadãos do Espírito Santo, sustentando o nosso desenvolvimento, conhecimento e cultura”, disse.
Na ocasião, diversos professores da disciplina foram agraciados com a comenda “Loren Reno”, conferida a todos aqueles que se destacam em atividades educacionais, parlamentares, industriais, empresariais e artísticas. De acordo com o proponente da solenidade, deputado Roberto Carlos (PT), “o parlamento não poderia deixar passar em branco uma data tão importante e de celebrar todos aqueles que se desdobram pesquisando e ensinando a matemática no Espírito Santo”.
Confira a lista dos homenageados
- Ana Maria Côgo
- Eliane Batitucce
- Florêncio Ferreira Guimarães Filho
- Gustavo Herique Araújo Forde
- José Arlon da Silva
- Maria Auxiliadora Vilela Paiva
- Sandra Aparecida Fraga da Silva
- Taciano Fernandes Corrêa