Vinte e cinco anos da SBEM – Momento de comemoração e reflexão

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática foi resposta à demanda, pela comunidade de professors de matemática e de educadores matemáticos, de um espaço para apresentar e discutir problemas sentidos nas suas práticas e procurar, em cooperação com colegas, uma resposta às suas indagações. Foi criada com esse objetivo maior e sua existência está marcada por essa missão. Parabéns à atual Diretoria por manter ativa a razão de ser da SBEM (UBIRATAN D’AMBROSIO, PRESIDENTE DE HONRA DA SBEM).

Foram muitos, feitos por muitos, os esforços, reflexões, produções, tarefas e ações para desenvolver e implementar a SBEM e seus objetivos. Foram horas de dedicação a encontros, dissertações, teses, publicações, parcerias e participações em prol de uma educação matemática viável, adequada e útil aos cidadãos. Que a reflexão do processo e o foco acurado no objetivo nos guiem a vê-la ao alcance de cada aluno deste país (NILZA EIGENHEER BERTONI, PRIMEIRA PRESIDENTE DA SBEM).

No dia 28 de janeiro de 1988, os participantes do II Encontro Nacional de Educação Matemática, reunidos em Assembleia em Maringá-PR, comemoravam a fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.  Este dia não era apenas o inicio de uma bela história, mas um momento de concretização de sonhos e resultado de um esforço coletivo de um grupo de professores e educadores que se iniciara há bem mais tempo.

Conceber uma Sociedade voltada às questões da aprendizagem matemática dentro e fora da escola, da formação do professor, do desenvolvimento do currículo escolar, da valorização da diversidade e inclusão, assim como a constituição da matemática como elemento de desenvolvimento humano e cultural, requereu que muitos se aglutinassem entorno de um objetivo comum: mobilização de potencialidades, esforços e trabalho em prol de uma matemática mais significativa nas escolas nos diferentes níveis e modalidade de ensino, da educação infantil ao ensino superior.

Este 28 de janeiro de 2013 é, portanto, um momento especial de reconhecimento de todos que deram, ao seu momento, a sua maneira, contribuições fundamentais para a criação e a consolidação de nossa SBEM. São trabalhadores nas escolas, nas universidades, nas instituições públicas e privadas, que doaram horas, dias, meses de suas vidas, muitas vezes no anonimato, sem receberem o devido reconhecimento pelo esforço voltado à construção de uma educação com mais qualidade por meio da aprendizagem e do ensino da matemática.

Mas todo olhar para o tempo passado se justifica na perspectiva da possibilidade de um devir, como possibilidade de construção de nossas possibilidades futuras. Assim, o início das comemorações dos 25 anos da SBEM, que inicia neste 28 de janeiro (que terá ponto de culminância na realização do XI ENEM em Curitiba-PR), serve como motivação para projetarmos o que queremos nos próximos 25 anos para nossa Sociedade. Vale lembrar que este Projeto, construído há 25 anos, deve ser herdado pelos jovens educadores matemáticos, muitos deles formados nos nossos cursos de graduação ou pós-graduação, assim como em cursos de formações continuadas, o que implica, inevitavelmente, pensando em nossa história, projetar novas perspectivas para o futuro que inicia hoje. Por certo, o futuro construído por estes jovens educadores, a partir do legado que deixamos, em muito traduzirá os ensinamentos por nós deixados.

Reconhecimento, alegria, júbilo, reflexão e pensar os próximos 25 anos da SBEM devem dar o tom deste 28 de janeiro de 2013. Parabéns SBEM, parabéns EDUCADORES MATEMÁTICOS, parabéns a todos os que sonham, lutam e se dedicam por uma educação mais humana e qualificada, na qual a aprendizagem matemática tem papel preponderante.

Abraço festivo de toda equipe da DNE a todos os SBEMINIANOS.

Cristiano Alberto Muniz

Presidente da SBEM (2010-2013)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s