O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do Campus Vitória comemora 25 anos de atividades nesta sexta-feira (29), com uma programação especial. Ao longo de todo o dia, haverá exposição de materiais para os alunos do Ifes. Além disso, às 16 horas, está marcada uma roda de conversa, aberta ao público, com o professor Taciano Côrrea, que instituiu o LEM, e com outros professores que atuaram na fundação e manutenção do laboratório, como Ana Lígia Oliveira Teixeira e Sandra Aparecida Fraga da Silva (atual coordenadora do espaço).

Sandra Fraga, inclusive, foi orientadora de duas pesquisa de iniciação científica que procuraram identificar e compreender as contribuições do LEM para as práticas pedagógicas de matemática nos ensinos fundamental e médio. Em um dos trabalhos, desenvolvido por Lauro Chagas e Sá, hoje licenciado em matemática, concluiu que o laboratório é um importante espaço de experimentação para os alunos e, em especial, para os professores, que têm a oportunidade de avaliar sua prática.
Entre as atividades desenvolvidas no espaço estão: confecção de materiais didáticos, reuniões de grupos de pesquisa, atendimento de monitoria para os alunos do Ifes, realização de aulas para o ensino médio, para o curso de licenciatura em matemática e o Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática.
Texto adaptado da página do Ifes.
A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Espírito Santo parabeniza a toda equipe de implantação e manutenção do Laboratório de Ensino de Matemática pelo trabalho que vem desenvolvendo no espaço!