Fundada em 05 de setembro de 1990, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Espírito Santo foi dirigida por mulheres durante um longo tempo. Para ser mais preciso, até a posse do atual diretor, Prof. Rony Freitas, quatro mulheres estiverem a frente da SBEM-ES. São elas:
- Maria Auxiliadora Vilela Paiva, uma das fundadoras da SBEM-ES, foi a primeira diretora da regional (1990-1991), sendo eleita posteriormente para o mandato 1999–2002.
- Isabel Cristina Rabelo Gomes foi diretora da regional de 1991a 1994, contribuindo também até 1998. Durante seu mandato, organizou os quatro primeiros Encontros Capixabas de Educação Matemática.
- Roseane Sobrinho Braga promoveu, entre 2003 e 2006, o intercâmbio com outras Instituições de outros Estados da Federação e a divulgação de congressos e de cursos de Mestrado e Doutorado, o que levou muitos capixabas a cursar pós-graduação em outros estados.
- Sandra Aparecida Fraga da Silva dirigiu a SBEM-ES de 2007 a 2012. No último ano de seu mandato, foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado de Espírito Santo, recebendo a comenda “Loren Reno”.
Ainda que meigas e aparentemente frágeis, não há quem possa vencê-las. Como mães, semeiam esperança, como irmãs, espalham favor, se esposas, há perseverança, se trabalhadoras, emitem confiança. Mas em tudo cultivam amor… Por tudo isso, mulheres, vocês conquistaram o “Dia Internacional da Mulher!”. Parabéns!
#SbemCapixaba25anos