No dia internacional da mulher, SBEM-ES homenageia as ex-diretoras da regional
Fundada em 05 de setembro de 1990, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Espírito Santo foi dirigida por mulheres durante um longo tempo. Para ser mais preciso, até a posse do atual diretor, Prof. Rony Freitas, quatro mulheres estiverem a frente da SBEM-ES. São elas:
Maria Auxiliadora Vilela Paiva, uma das fundadoras da SBEM-ES, foi a primeira diretora da regional (1990-1991), sendo eleita posteriormente para o mandato 1999–2002.
Isabel Cristina Rabelo Gomes foi diretora da regional de 1991a 1994, contribuindo também até 1998. Durante seu mandato, organizou os quatro primeiros Encontros Capixabas de Educação Matemática.
Roseane Sobrinho Braga promoveu, entre 2003 e 2006, o intercâmbio com outras Instituições de outros Estados da Federação e a divulgação de congressos e de cursos de Mestrado e Doutorado, o que levou muitos capixabas a cursar pós-graduação em outros estados.
Sandra Aparecida Fraga da Silva dirigiu a SBEM-ES de 2007 a 2012. No último ano de seu mandato, foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado de Espírito Santo, recebendo a comenda “Loren Reno”.
Ainda que meigas e aparentemente frágeis, não há quem possa vencê-las. Como mães, semeiam esperança, como irmãs, espalham favor, se esposas, há perseverança, se trabalhadoras, emitem confiança. Mas em tudo cultivam amor… Por tudo isso, mulheres, vocês conquistaram o “Dia Internacional da Mulher!”. Parabéns!