Aluno do Ifes é o primeiro surdo a se formar em Licenciatura em Matemática no Estado

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizou na última sexta-feira (24) a formatura de 12 alunos da Licenciatura em Matemática do campus Vitória. Entre eles, Rafael da Cunha Braga, primeiro aluno surdo a se formar em  Matemática no Estado. A formatura aconteceu no Teatro do Campus Vitória e contou com a participação de familiares e amigos dos formandos, além de servidores e professores do curso.

No discurso do orador, Marcio Pereira Amaral, Rafael foi lembrado por sua persistência, determinação e senso de humor. Marcio lembrou que ele sempre participava das brincadeiras da turma, até apelidando os colegas em Libras. O orador, em nome da turma, também entregou uma placa de homenagem a Rafael.

formatura_matematica_Rafael_01

Rafael recebendo a placa de homenagem do orador da turma e, ao fundo, os colegas formandos o aplaudindo em Libras. (Foto: Ifes)

Além do orador, todos que tiveram a oportunidade de conviver com Rafael comentam sobre a importância da experiência vivenciada, como é o caso da professora Sandra Fraga, que ministrou aulas de Geometria Espacial para o então licenciando surdo:

Dar aula de geometria espacial para Rafael, licenciando surdo, foi desafiante. Não tinha o intérprete ainda, precisamos inventar alguns símbolos em libras, como o de retas reversas, e foi muito importante o uso de materiais concretos para ajudar na visualização e demonstração de propriedades dos conceitos envolvidos. Ao final, foi um aprendizado para todos nós que vivemos esta experiência.

Profª Drª Sandra Fraga, Ifes.

Uma questão que chama a atenção de muitos é a comunicação entre Rafael e seus futuros alunos. Em relação a isso, entrevistamos a professora Cátia Palmeira, que foi supervisora de Rafael no estágio. Em seu relato, a docente da rede estadual de educação comenta que o estagiário sempre se mostrou bastante comprometido com as datas programadas para a observação da aulas e para a atividade de regência.

Combinamos pra sua regência preparar uma aula sobre geometria. Ele sugeriu uma apresentação em powerpoint para projeção. Combinamos com a turma que ele faria sua apresentação e a intérprete falaria para a turma os comentários dele. Caso algum aluno tivesse alguma dúvida, poderia interromper que ela passaria a dúvida para o Rafael. A aula transcorreu normalmente, alguns alunos interromperam e tiraram suas dúvidas, a turma se comportou normalmente. Quando questionados sobre o que acharam da aula, os comentários foram positivos. O Rafael demonstrou tranquilidade e segurança ao apresentar a aula planejada. Foi muito gratificante a oportunidade de participar da formação do Rafael, poder contribuir com a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Prof. Me. Catia Palmeira, SEDU-ES.

Durante a cerimônia simbólica de Formatura, Rafael e sua esposa, que também é surda, acompanharam tudo com auxílio de intérpretes na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A língua esteve presente em todos os momentos da colação, como no juramento e na entrega simbólica do canudo:

formatura_matematica_Rafael_02

Formandos fazendo o juramento e Rafael, mais à direita, o interpretando em Libras. (Foto: Ifes)

formatura_matematica_Rafael_03

Momento de entrega simbólica do diploma a Rafael, com todos os presentes o aplaudindo em Libras. (Foto: Lauro Sá – SBEM-ES)

No final da cerimônia, o Coral de Libras do Ifes – Campus Itapina interpretou duas músicas dedicadas a Rafael.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s