Ifes Campus Linhares realizou sua 1ª Semana da Matemática com tema “Matemática Aplicada e Educação Matemática”

O Campus Linhares do Instituto Federal do Espírito Santo, por meio do Núcleo de Investigações em Matemática (Nim), realizou entre os dias 4 a 7 de maio de 2015, a 1ª Semana da Matemática do Ifes Linhares (Semat). O evento teve como tema “Matemática Aplicada e Educação na Matemática” e foi resultado de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional do Espírito Santo (Sbem-ES), a Ufes e a Faculdade Pitágoras.

Cerimônia de abertura da 1a Semat do Ifes Linhares: Prof. Lauro Sá (coordenador da Semat), Prof. Adolfo Oleare (Diretor de extensão do Ifes Linhares), Prof. Rony Freitas (Diretor da SBEM-ES) e Prof. Antônio de Freitas (Diretor do Ifes Linhares)

Cerimônia de abertura da 1a Semat do Ifes Linhares: Prof. Lauro Sá (coordenador da Semat), Prof. Adolfo Oleare (Diretor de extensão do Ifes Linhares), Prof. Rony Freitas (Diretor da SBEM-ES) e Prof. Antônio de Freitas (Diretor do Ifes Linhares)

Segundo Lauro Chagas e Sá, professor de Matemática do Ifes Linhares, primeiro-secretário da SBEM-ES e coordenador geral da Semat, o principal objetivo do evento foi socializar e ampliar debates relacionados à aprendizagem da matemática e à aplicação dessa ciência em diversos segmentos da sociedade e indústria. O evento também contribuiu com a formação inicial e continuada do professor, possibilitando uma melhoria no ensino-aprendizagem de matemática na educação básica da região de Linhares. O município é a principal cidade do norte do Espírito Santo, com alto índice de desenvolvimento. Considerada atualmente como uma das melhores cidades capixabas para investimento financeiro, Linhares também é a cidade com maior extensão litorânea e maior extensão territorial do estado.

O Diretor de Pós-Graduação do Ifes e diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional do Espírito Santo, Prof. Dr. Rony Cláudio de Oliveira Freitas, em entrevista, afirma que a premissa básica do instituto é interferir de forma proativa no contexto social ao qual está inserido. Para ele, “é papel fundamental utilizar esses eventos não somente para apresentar o que tem feito, mas, sobretudo, para compartilhar conhecimentos com a sociedade. Esse movimento é uma via de mão dupla, uma vez que o contato com outros contextos contribui para a formação dos educandos e professores das instituições, que trazem o que aprenderam para sua prática docente e com isso podem retornar para sociedade um pouco mais”.

A programação foi formada pelas seguintes palestras: “Tecnologias Digitais na Educação Matemática”, com o Prof. Dr. Rony Cláudio de Oliveira Freitas (Ifes Vitória); “Métodos Matemáticos Aplicados à Administração”, com o Prof. Me. Guilherme Guilhermino Netto (Ifes Linhares); “Tecnologias Digitais na Educação Matemática”, com o Prof. Dr. Moacir Rosado Filho (Ufes). Além das palestras, foram realizadas três sessões do Cineclube Aviso para debater o tema “Educação Financeira”, com os professores mestres Guilherme Guilhermino Netto, Klinger Ceccon Caprioli e Sérgio Augusto Vieira, da Coordenadoria de Administração do Campus Linhares.

Palestra de abertura da 1a Semat

Palestra de abertura “Tecnologias Digitais na Educação Matemática”, com o Prof. Dr. Rony Cláudio de Oliveira Freitas (Ifes Vitória; SBEM-ES)

O professor Demétrio Daltio, professor do Ifes Linhares e um dos organizadores do evento, avalia que “a 1ª SEMAT foi muito proveitosa, uma vez que envolveu alunos do campus e comunidade, bem como professores da formação inicial e professores das áreas afins. A participação dos alunos foi excelente, em termos de quantidade e qualidade, com muitas perguntas e opiniões sobre os temas debatidos. É importante dar destaque à aplicabilidade da matemática, que está presente em nosso dia a dia, o tempo todo. A 1ª SEMAT foi uma oportunidade ímpar de expandir os conhecimentos apresentados em sala de aula.”

A 1ª Semana da Matemática do Ifes Linhares contou com mais de 700 participantes, entre alunos e professores dos cursos técnicos integrados de Automação Industrial e Administração do campus, dos cursos de Pedagogia das faculdades Pitágoras e Faceli, da Ufes (Ceunes) e da rede estadual.

Participantes da 1a Semat do Ifes Linhares

Participantes da 1a Semat do Ifes Linhares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s