Como seria ensinar Matemática por meio do teatro? Esta pergunta motivou o dramaturgo Alvarito Mendes Filho e a professora Dr.ª Maria Auxiliadora Vilela Paiva a realizarem uma pesquisa que resultou no livro Matemática em cena: Aprendizagens com ludicidade, criatividade e alegria.
No livro, os autores analisam o processo de ensino–aprendizagem do aluno durante sua participação no processo de preparação, montagem e encenações de uma peça com conteúdo matemático. A obra foi dividida em duas partes: na primeira, os autores apresentam dados sobre a utilização do teatro como recurso didático-pedagógico no ensino-aprendizagem da Matemática; e, na segunda parte, apresentam duas das peças de seu acervo de Teatro Matemático. As duas peças constantes do livro são: A feliz união de Seu Teatro com Dona Matemática (comédia em que o teatro procura a Matemática para pedir-lhe ajuda para resolver um problema, e os dois acabam se apaixonando); e Vaidades geométricas (comédia em que o imperador Polígono Perfeito Primeiro e Único ordena que se realize um concurso para se eleger a mais bela figura geométrica plana, o que faz aflorar a vaidade dos habitantes de seu reino matemático).
O lançamento acontecerá na próxima quinta-feira (12/05), às 11 horas, dentro da programação da III Feira Literária Capixaba – Flic-ES. O evento é uma realização conjunta da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, da Academia de Letras do Espírito Santo e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. A Flic-ES acontecerá de 11 a 15 de maio, na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, Avenida Vitória, 747 – Vitória – ES e contará com lançamentos de livros e diversos outros eventos.