Nota de Publicidade das Ações da SBEM-ES 2020

A SBEM Capixaba tem um programa bem variado para o ano de 2020, apesar do calendário curto por causa da quarentena, importante para a prevenção da propagação da Covid-19. A SBEM planeja realizar ações de formação e de cunho político para o desenvolvimento e fortalecimento da Educação Matemática no estado do Espírito Santo.

1. Fórum Capixaba de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática – ES: Visa debater modelos e políticas, bem como construir coletivamente propostas situadas nos diversos contextos de formação inicial de professores que ensinam matemática, em especial os cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia.

Direcionado principalmente a pesquisadores e formadores de professores que ensinam Matemática nesses contextos, o evento está organizado em Grupos de Discussão (GD-7), de acordo com questões elencadas no VII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática.

2. Curso de Formação para Professores de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio sobre Educação Financeira: Proposta de formação de 30 horas semipresenciais para professores de Matemática que atuam no Ensino Fundamental – Série Finais e no Ensino Médio, com certificação pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ministrado pelo professor Dr. Alexandre Krüger, do Instituto Federal do Espírito Santo. O curso tem o foco na Educação Financeira, que, com aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, passou a ser um dos temas a serem trabalhados, de forma transversal, durante a toda a Educação Básica. Entre os assuntos a serem trabalhados no curso estão: Inflação; Planejamento Financeiro; Consumismo e Ética Social; Cesta Básica e Salário Mínimo; Cartão de Crédito, Cheque Especial e Imposto de Renda. Além disso, o curso visa propor como trabalhar essa temática com os alunos.

Previsão de início: 20/06/2020

3. Curso de Formação para Professores de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio sobre Trigonometria: Proposta de formação de 30 horas semipresenciais para professores de Matemática que atuam no Ensino Fundamental –  Anos Finais e no Ensino Médio, com certificação pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ministrado pelo professor Dr. Alex Jordane do Instituto Federal do Espírito Santo. O objetivo da proposta é provocar os conceitos envolvidos com a trigonometria, partindo de quatro bases: a referência histórico-cultural; a relação conceito x situações reais; utilização a tecnologia, especialmente softwares de geometria dinâmica, e situações que envolvem a sala de aula de Matemática do Ensino Médio. Para isso o curso trabalha conteúdos como:  semelhança de triângulos; razões trigonométricas; trigonometria no triângulo retângulo; o teodolito; trigonometria no triângulo qualquer; arcos e suas medidas; círculo trigonométrico; funções trigonométricas e outros

Previsão de início: a definir

É importante ressaltar que a inscrição e participação dos sócios da SBEM nos cursos é gratuita. (talvez aqui seria interessante destacar aquela questão que discutimos na reunião sobre a participação dos professores que não são sócios da sbem).

4. II Encontro Anual da SBEM-ES: A primeira edição dessa ação aconteceu em novembro de 2019 e contou com convidados que tratou (ou trataram? É sobre a edição ou sobre os convidados?? Fiquei em dúvida) sobre a Educação Matemática Inclusiva e a História da Matemática, tendo como convidado e palestrante o professor Dr. Gert Schubring, ganhador da Medalha Hans Freudenthal 2019. Em 2020, a temática ainda está sendo discutida pelos membros da diretoria. O objetivo desse encontro anual é fortalecer a SBEM Capixaba e promover a interação dos seus membros.

Previsão: Agosto de 2020.

5. Ações de apoio e fortalecimento da Educação Matemática Inclusiva no ES: A SBEM-ES apoia ações formativas sobre Educação Matemática Inclusiva no Espírito Santo. Tendo em vista as políticas educacionais e o cenário capixaba, buscando fortalecer discussões sobre a temática, o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva – GPEMI tem como proposta a realização de um evento estadual que será divulgado em breve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s