Pesquisador do Espírito Santo é eleito coordenador de GT da SBEM

No último mês, o professor Edmar Reis Thiengo foi eleito coordenador do Grupo de Trabalho 13 da SBEM. Segundo o portal da sociedade, este GT tem como objetivo agregar pesquisadores preocupados com o desenvolvimento de uma Educação Matemática “para todos”, na qual as particularidades associadas às práticas matemáticas dos diferentes aprendizes são valorizadas e entendidas. Além disso, aborda pesquisas que buscam caminhos para uma cultura educacional que respeite a diversidade de aprendizes presente nos diferentes contextos educacionais, dentro e fora do contexto escolar e contempla estudos que contribuem para uma compreensão profunda dos processos de ensino e de aprendizagem de matemática, focando questões culturais, teóricas, metodológicas, pedagógicas e epistemológicas.

A eleição foi realizada durante o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipem), evento trienal promovido pela SBEM. Sobre o resultado, o professor Thiengo comenta “Penso ser uma conquista importante para esse movimento aqui no Estado”. O educador matemático ainda completa “Ser indicado para a coordenação do GT13 é um reconhecimento ao trabalho realizado pelos pesquisadores do Estado no campo da ‘Diferença, Inclusão e Educação Matemática'”.

Thiengo é professor do Ifes campus Vitória, onde atua como Coordenador da Área de Matemática e como professor do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat. É doutor em Educação pela Ufes, mesma instituição onde tornou-se Mestre em Educação, desenvolvendo pesquisas na área de História da Matemática; Licenciado em Ciências e Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola – MG. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Diversidades (IFES), desenvolvendo pesquisas na área da Educação e Diversidades, particularmente gênero e sexualidade, políticas e práticas em matemática que se relacionam aos estudantes com necessidades educativas especiais tais como o surdo, cego, baixa visão, síndromes cromossômicas, autismo, deficiência intelectual, altas habilidades/superdotação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s