A Capes nomeou nesta segunda-feira os coordenadores das 49 áreas de avaliação para o quadriênio 2021-2024. Segundo site da coordenação, o processo eleitoral foi realizado em diálogo com a Academia, considerando critérios como experiência em ensino e orientação de pós-graduação, pesquisa e inovação.
Para a área de Educação, o coordenador eleito foi Ângelo Ricardo de Souza, professor do Departamento de Planejamento de Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná. Ele possui graduação em Educação Física pela PUC-PR, mestrado e doutorado em Educação pela PUC-SP. Realizou estágio pós-doutoral na University of Bristol (Inglaterra) e estágio sênior de pesquisa na Università degli Studi di Trento (Itália). Desde 2018, Ângelo atuava como Coordenador Adjunto da Área.
Já na área de Ensino, a coordenação ficará com Ivanise Maria Rizzatti, do Departamento de Química da Universidade Federal de Roraima. Até então, ela era Coordenadora Adjunta para os Programas Profissionais da área. Ivanise possui Bacharelado em Química e em Química Tecnológica e licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina.
A área de Matemática, Probabilidade e Estatística será coordenada por Nancy Lopes Garcia, professora titular do Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Campinas. Nancy, que já coordenou a área de 2011 a 2014, possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Matemática pelo Impa e doutorado em Estatística pela University of Wisconsin – Madison.
Os mandatos dos novos coordenadores começam em 10 de dezembro deste ano e seguem até 15 de março de 2026. Até lá, os recém indicados devem indicar seus seus adjuntos e de programas profissionais. Acesse a Portaria nº 265, que nomeou todos os coordenadores de área.