Em 2021, cerca de 490 mil estudantes participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade é composto por uma prova com 40 perguntas. O conteúdo é dividido entre questões de formação geral, com temas comuns a todos os cursos, e questões de componente específico, com perguntas próprias de cada área.
A cada ano, o Inep, juntamente com o Ministério da Educação definem as áreas (com seus cursos/habilitações) que serão avaliadas pelo Enade, de tal forma que cada curso/habilitação seja convocado de 3 em 3 anos. Desta vez, foram avaliados os estudantes, ingressantes e concluintes, dos cursos de licenciatura em Matemática e de algumas outras áreas do conhecimento. Outros cursos de bacharelado também serão avaliados. Confira abaixo a avaliação de uma de nossas sócias, aluna de Licenciatura em Matemática:
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) destinado aos alunos finalistas do curso de Licenciatura em Matemática, em minha visão, foi coerente. Isso porque não valorizou somente conceitos matemáticos, mas também enfatizou temas voltados para a educação matemática, por exemplo o uso de materiais didáticos manipuláveis [MDM] no processo de ensino e de aprendizagem. Além disso, abordou assuntos sociais, como a pandemia da Covid-19 e o desenvolvimento sustentável das cidades. Logo, ao articular temáticas que, realmente, são retratadas na graduação citada, o Enade cumpriu a missão de avaliar de forma justa os alunos desse curso”
Carla da Silva Eliodorio
Sócia da SBEM-ES
Licencianda em Matemática do Ifes/Cachoeiro do Itapemirim
O Inep divulgou, na última quarta-feira, 17, os gabaritos preliminares das questões de múltipla escolha e os cadernos de prova do Enade 2021 em seu portal gov.br/inep. Apesar do cenário pandêmico, a realização do exame contou com a presença de 75,4% do total de inscritos (489.958) e aconteceu sem intercorrência. Nesta edição, o Enade avaliou estudantes concluintes de 8.009 cursos de 30 áreas do conhecimento.
*com informações do Inep e da Agência Brasil/EBC.